As tintas são substâncias que podem transformar qualquer projeto, por isso, são muito requisitadas nos mais variados setores industriais. A construção civil e a indústria automotiva, destacam-se entre os segmentos que mais recorrem às soluções desenvolvidas pelo mercado de tintas.
Além deles, artistas, produtores de eletrodomésticos, serralherias e muito mais, buscam por essas substâncias que conferem estética e proteção às superfícies.
Diante da ampla gama de setores que a indústria de tintas deve abastecer, existe uma variedade incrível de substâncias para atender a cada uma dessas aplicações. E o que muda na fabricação de cada produto são, justamente, os insumos para produção de tintas.
No post de hoje, vamos ajudá-lo a conhecer tudo a respeito dos principais tipos de insumos para produção de tintas, além do melhor para comprar. Confira!
Antes de mais nada, conheça a importância dos insumos para produção de tintas
Os insumos para produção de tintas são os elementos que darão vida à tinta, isto é, matérias-primas responsáveis por conferirem as características que cada substância deverá apresentar. Por isso, variam conforme a tinta que será produzida e as aplicações que se deseja fazer.
O fornecedor de insumos de tintas oferece uma variedade incrível de opções para atender às necessidades de cada negócio. Existem os elementos essenciais para a fabricação de qualquer tinta (componentes básicos), bem como insumos especiais para melhorar ou conferir propriedades específicas à cada produto (aditivos).
Matérias-primas para produção de tintas
Agora, vamos tratar a respeito da função dos principais insumos para produção de tintas, componentes básicos e aditivos. Veja só:
Componentes básicos da tinta
Os principais insumos para produção de tintas, isto é, aqueles que não podem faltar para fabricação dessas substâncias tão importantes para as indústrias, são:
1. Pigmentos: responsáveis por conferir coloração e opacidade às tintas.
2. Solventes: tornam a aplicação da tinta mais simples, favorecendo o nivelamento e a secagem.
3. Resinas: formam as películas de tinta, determinando características relacionadas à aderência, secagem, brilho e outros.
Aditivos
Além dos componentes básicos, há outros tipos de insumos para produção de tintas que influenciam nas propriedades químicas e físicas das substâncias, estamos falando dos aditivos.
São materiais que melhoram a qualidade da tinta, proporcionando resistência à corrosão, impermeabilidade, redução de odores, entre outros. Veja a seguir, os principais>
1. Espessante acrílico para tinta: como o próprio nome indica, são insumos para produção de tintas utilizados no espessamento das substâncias, para evitar que o produto borre ou escorra durante as aplicações.
2. Fungicida: aditivo que impede a proliferação e destrói fungos presentes em diversas superfícies, como paredes, móveis, entre outros.
3. Promotor de lavabilidade: aumenta a resistência à abrasão das tintas e texturas.
4. Modificador reológico: insumos para produção de tintas que promove o aumento da viscosidade e das espessuras dos produtos.
Afinal, onde comprar insumos para produção de tintas em São Paulo?
A Sumttex é empresa especializada na fabricação de insumos para produção de tintas. Oferecemos matérias-primas que apresentam benefícios técnicos e econômicos para fabricação de tintas de elevada qualidade, voltadas para os mais variados setores.
Desde 2012, a Sumttex desenvolve soluções inovadoras e garante a total satisfação dos clientes. Visite o nosso site para conhecer mais sobre os insumos que citamos neste post e outras alternativas. Será um prazer ajudá-lo!
Para ler mais conteúdo com este, continue acompanhando o blog Sumttex. Até o próximo post!